domingo, 29 de agosto de 2010

Técnica do desenho realista


Para aprender a desenhar usando a técnica realista é importante escolher os materiais apropriados. Eu uso os seguintes:

- Lápis H, HB, 2B e 4B.
-Papel “Fabriano” para desenho a grafite.


Abaixo um exemplo com o  passo-a-passo para a realização do desenho:



Quadricule todo o desenho original  e o  enumere (no sentido vertical e horizontal). No caso deste desenho foi quadriculado de um em um centímetro, e o papel onde será realizado o desenho também foi quadriculado nas mesmas medidas e enumerado, para a realização do desenho, no caso deste desenho ele permaneceu  no mesma medida da foto impressa, mas os desenhos podem ser proporcionalmente ampliados ou reduzidos . 
A partir da imagem original o desenho é reproduzido  da seguinte forma:
1º) Depois de quadricular  a imagem e o local onde o desenho ira ser realizado, é feito os limites ou seja o contorno do desenho no caso do rosto e seus respectivos detalhes como olho, nariz, boca limites do cabelo e sobrancelhas, entre outros.
2º)Após definir o desenho com os traços, identifica-se os diferentes tons na escala de cinza no desenho. A seguir um exemplo das escalas.
 3º)Ao identificar as escalas de cinza no desenho, este ja pode começar a ser feito. A forma que é realizada é definida pela pessoa que está desenhando, no meu caso, começo sempre pela a escala baixa (mais escura), onde é desenhada todas as partes que possuem a mesma cor. A maneira que é realizado o desenho é por quadrado de 1cm x 1cm deixando mais fiel possível, com muita paciência e com atenção a forma em que o lápis é posicionado no papel e seu sentido ao ser desenhado, foi explicado para desenhar fazendo minúsculos círculos até o quadro ser preenchido completamente, além de que o lápis sempre terá que estar com a ponta bem fina para a realização dos desenhos. Após acabar a escala baixa vai para a próxima escala no meu caso a média e por fim a alta. Todas fazem da mesma forma em pequenos círculos com o lápis, e conforme a escala vai modificando o lápis utilizado também é trocado, escalas baixas (lápis 4B e 6B), escalas médias (lápis 2B) e escalas altas (lápis H e HB).
Observações: Para a realização de rostos nunca deixar partes totalmente em branco, somente em locais de brilho intenso como lágrimas, dentes e  objetos metálicos.
4º) Somente após o término do desenho, é realizado os “retoques finais”, como o uso do esfuminho para deixar mais homogêneo e a borracha limpa tipo para clarear o desenho.  

 Foto Original

Desenho

BOM DESENHO!!ESPERO TER AJUDADO!!

6 comentários:

  1. ola parabens ficou otimo seus desenhos

    visite o meu blog ok e de sua opinião sobre os meus desenhos e venha ser um membro sera uma honra

    http://ciceroartedesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, perfeito!!
    Vc dá aulas ou faz desenhos sob encomenda??
    também desenho visite meu blog: aprecieart.blogspot.com
    Valew!

    ResponderExcluir
  3. na verdade eu desenho porque eu gosto... atualmente eu dei uma parada.... mas obrigada!

    ResponderExcluir
  4. eu queria saber mais tecnicas dessi jeito de desenha desenho realista...

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se existe algum aplicativo que quadricula fotos para desenho para um tablet androide, de graça

    ResponderExcluir